Whey protein é um suplemento alimentar feito com proteínas extraídas do leite, e foi desenvolvido para aumentar a ingestão diária proteica.
Entre os principais benefícios do whey protein, estão o aumento da massa muscular e a diminuição da gordura corporal. Ainda assim, o consumo do suplemento é cercado de dúvidas. Muitas pessoas se perguntam, por exemplo, se o whey protein acomete o fígado?
Leia também
A nutricionista Bruna Lima, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirma que não há evidências de que o whey protein prejudique o fígado.
“Ainda não temos evidências científicas apontando que o uso de whey protein possa ser prejudicial ao fígado. Porém, o excesso de proteína na alimentação pode sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins. Por isso, o consumo deve ser feito sob orientação profissional”, afirmou Bruna Lima.
Qual suplemento sobrecarrega o fígado?
A nutricionista listou alguns suplementos que podem sobrecarregar o fígado. “Vitamina A, que pode causar cirrose hepática. Algumas vitaminas do complexo B podem agredir o fígado também. Vitamina E pode causar AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, e a vitamina C consumida em altas doses pode acidificar a urina. Por isso, reforço que toda suplementação deve ter o acompanhamento profissional”, apontou Bruna Lima.
Leia mais sobre o assunto no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.