FALA SÉRIO DF

Petrobras investe no crescimento do futebol feminino no Brasil

O futebol feminino tem vivido transformações importantes no Brasil. Com uma nova geração de talentos surgindo, a modalidade tem se destacado nos últimos anos. Inclusive, segundo pesquisa da Sponsorlink, do Ibope Repucom, desde 2018 o interesse pela modalidade aumentou em cerca de 34% no país.

Na Copa do Mundo Feminina de 2023, por exemplo, 56,4 milhões de brasileiros se declararam fãs da competição, o que representa 48% do total de internautas no país.

Para fortalecer ainda mais esse cenário, a Petrobras deu um passo muito importante e se tornou a patrocinadora principal das competições de futebol feminino organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF). 

O contrato envolve todos os campeonatos profissionais e de base, além da promoção de festivais e caravanas que promovam o futebol feminino em São Paulo. 

O patrocínio às atividades de futebol feminino da federação paulista marca o retorno da Petrobras ao futebol após quase 10 anos, representando o primeiro resultado de um processo de planejamento que iniciou ainda em 2023.

Investir no futebol feminino é simbólico para a Petrobras, pois, para além do esporte, estamos tratando também de equidade, diversidade, inclusão. Queremos que a Petrobras seja uma grande patrocinadora do futebol feminino no Brasil, esporte que não é mais uma grande promessa, é uma realidade.

Clarice Coppetti, diretora executiva de Assuntos Corporativos da Petrobras

Segundo Vinícius Bastiani, gerente de patrocínios esportivos da Petrobras, a estratégia é fortalecer cada vez mais a modalidade no país e contribuir com a formação de atletas, pois o futebol feminino tem grande potencial de crescimento no Brasil.

Ainda existem muitas barreiras que travam o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil. A estratégia de patrocínios da Petrobras busca promover competições, formar novas atletas, desenvolver competências e infraestrutura e realizar ações de comunicação para o combate ao preconceito. 

Vinícius Bastiani, gerente de patrocínios esportivos da Petrobras

Ao todo, estão cobertos pelo patrocínio os seguintes campeonatos:

Paulistão Feminino Sicredi.
Copa Paulista e Taça Paulistana (adulto).
Copinha Feminina e Paulista Sub-20 e Sub-17.

Além disso, serão promovidos o Festival Paulista Sub-12 e Sub-14 e o Festival Interestadual Sub-12 e Sub-14 em São Paulo e Sorocaba e a Caravana do Futebol Feminino em Araraquara.

3 imagens
1 de 3

O futebol feminino possui um enorme potencial de crescimento no Brasil

Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

2 de 3

Após 10 anos, Petrobras volta a patrocinar o futebol feminino

Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

3 de 3

A Petrobras acredita que nada pode parar a energia das mulheres. Em todos os campos

Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

Os clubes participantes da atual edição do Paulistão Feminino Sicredi terão um bônus total de R$ 1 milhão – dessa forma, a premiação total a ser dividida entre todos os clubes participantes será de R$ 4,23 milhões.

Combate ao preconceito 

Além de incentivar a prática esportiva, a Petrobras quer alcançar as questões sociais por meio do patrocínio à Federação Paulista de Futebol. Vinícius explica que o combate à misoginia de uma maneira ampla é um dos pilares que serão trabalhados em todos os projetos do novo patrocínio. 

Segundo ele, entre as ações está prevista a promoção de capacitações com professores de educação física para promover a modalidade e a conscientização sobre preconceito no esporte, além de eventos de treinamento profissional para tratar o empoderamento feminino por meio do futebol. 

Segundo o Diagnóstico Nacional do Esporte, as mulheres têm mais dificuldade de iniciar a prática esportiva. Além disso, elas ainda enfrentam diversas barreiras e abandonam o esporte muito mais cedo em relação aos homens, principalmente o futebol.

“Queremos criar um movimento consistente e perene de apoio ao futebol feminino, eventualmente inspirando outras empresas a seguir o mesmo caminho”, afirma Bastiani.

“Esperamos que o futebol feminino reduza a desigualdade para o masculino e se torne parte da vida dos brasileiros e motivo de orgulho para o nosso país”, ressalta.

Patrocinar o futebol feminino é uma decisão coerente com as iniciativas de diversidade da Petrobras, como o programa de Mentoria Feminina Corporativo – com o objetivo de ter cada vez mais mulheres prontas para assumirem posições de liderança -, adesão à Iniciativa Brasil sem Misoginia e assinatura do termo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

LEIA TAMBÉM

Generated by Feedzy