A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizará a primeira edição do Mutirão Emater em Heitoraí. O encontro acontece a partir desta segunda-feira (28/08) e prossegue até sábado (02/09).
O objetivo é capacitar a comunidade e incentivar o empreendedorismo. Durante a ação serão oferecidos cursos e atendimentos gratuitos a população do município e região.
O Mutirão Emater quer expandir os serviços da agência para a comunidade em geral, com a oferta de cursos, capacitações e palestras que sejam capazes de promover o empreendedorismo.
Também tem como proposta dá condições técnicas para que os participantes consigam abrir seu próprio negócio e aumentar a sua rentabilidade, fomentando assim, a economia do município.
O presidente da Emater, Rafael Gouveia enfatiza que a proposta do órgão é estar mais próximos da população.
“Algumas pessoas acham que nós atendemos apenas produtores rurais, mas os nossos serviços têm impacto social e econômico em toda cidade através dos nossos programas e ações. As capacitações oferecidas pela agroindústria, por exemplo, podem ser feitas pela comunidade em geral”, explica.
Mutirão Emater
A iniciativa pretende capacitar cerca de 100 pessoas nos seis cursos oferecidos. No primeiro dia, além da solenidade de abertura, também haverá uma palestra sobre Boas Práticas de Fabricação, com foco na produção de produtos alimentícios, ministrada pela extensionista social da Emater, Janete Rocha.
Nos demais dias, serão oferecidos cursos sobre bovinocultura sustentável, pintura em tecido, olericultura e produção artesanal de doces, conservas e panificação.
As inscrições para participar das capacitações seguem até o dia 28 de agosto. Para se inscrever, os interessados deverão procurar CRAS de Heitoraí, localizado na Rua Ary Teodoro de Souza, 208, no centro da cidade. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Emater pelos números (62) 3346-3124 ou (62) 99135-6373.
Palestras
Além das capacitações, também serão ministradas diversas palestras. No dia 30 de agosto, o tema será “Aposentadoria Rural” com a mediação da extensionista social da Emater, Rosângela Caparrosa.
A terceira palestra trará mais detalhes a respeito do “Crédito Rural” e será ministrada pelo técnico da unidade regional Rio Vermelho, Adenil Ferreira Diniz. No penúltimo dia, a técnica Divina Lúcia Rezende falará mais sobre “Autoestima”.
Dia “D”
O último dia de mutirão terá uma programação especial. Para o encerramento, haverá a entrega dos certificados aos participantes dos cursos, apresentações culturais, atendimentos técnicos, consultas médicas, atividades para crianças e a realização da “Feira do Produtor”, onde haverá comercialização de alimentos cultivados e produzidos pela agricultura familiar.
O post Mutirão da Emater levará cursos e serviços gratuitos ao município de Heitoraí apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.