A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizou nestas quarta (3) e quinta-feira (4) mais uma capacitação com representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O objetivo é atualizar os processos de recebimento das demandas e alinhamento sobre procedimentos.
Entre os temas abordados, foram apresentados o sistema de demandas e devolutivas que se encontra em desenvolvimento na Subsecretaria de Modernização Tecnológica da SSP e a apresentação do processo de implementação das demandas por meio eletrônico.
Esses encontros são importantes para promover alinhamento e implantação de novas técnicas para que tornem mais céleres os processos de recebimento de demandas e soluções com órgãos responsáveis. Na prática, a comunidade contribui com críticas, sugestões e observações de situações que envolvem a segurança pública direta ou indiretamente.
“Os Consegs conseguem chegar aonde não estamos. É uma atuação conjunta, uma parceria com a sociedade civil que tem se mostrado essencial para o combate ao crime e soluções viáveis às demandas diárias das regiões administrativas de todo o DF”, frisou o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.
As demandas apresentadas durante as reuniões serão levadas aos órgãos de segurança pública, como os batalhões e as delegacias de área e a própria secretaria. Os conselhos ainda articulam melhorias para as regiões junto a outros órgãos, entre eles, as administrações regionais e aqueles ligados à infraestrutura e a ações sociais, por exemplo.
“Com o alinhamento dos procedimentos, com sugestões e participação de todos, foi possível criar um passo a passo assertivo, um padrão que permita que o tempo entre o recebimento da demanda e a devolutiva à comunidade seja o menor possível”
Paulo André Monteiro, chefe da Unidade Gestora dos Consegs
“Com o alinhamento dos procedimentos, com sugestões e participação de todos, foi possível criar um passo a passo assertivo, um padrão que permita que o tempo entre o recebimento da demanda e a devolutiva à comunidade seja o menor possível. Até agora já somamos 855 processos criados desde o início do ano em processamento e tratativas de soluções”, contabilizou o coronel Paulo André Monteiro, chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança.
Paulo André lembrou que todas essas novidades são implantadas conforme demanda e fazem parte de uma evolução mútua da equipe dos Consegs e dos servidores da pasta. “Consequentemente, a sociedade desenvolve um senso cada vez maior de confiança e muitas vezes passa a participar da equipe. Os Consegs são o espelho da realidade de que a segurança pública não é mantida somente pelo poder público, mas, sim, por toda a comunidade”, frisou.
Para os membros dos conselhos alguns desafios precisam de maior atenção. “Vamos alinhando conforme as situações vão surgindo. Os desafios positivos dizem respeito à disseminação do conhecimento do Conseg entre a comunidade. E temos conseguido fazer isso em Águas Claras”, comentou Hoto Barros, presidente do Conseg de Águas Claras.
DF registra redução de 63% nos feminicídios no semestre
Brasília é a segunda capital mais segura do país, aponta Atlas da Violência 2024
“É um desafio por dia. Eu estou disponível 24 horas. Mas só me sinto realmente útil quando consigo resolver o problema daquela comunidade, daquela pessoa que me pede ajuda. Dependemos dos órgãos, das instituições, para ouvir nossa demanda, nos ajuda a entregar a devolutiva daquela solicitação”, afirmou Lúcia Murta, presidente do Conseg de Samambaia.
Consegs
Instituídos pelo Decreto n° 39.910, de 26 de junho de 2019, os Consegs são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à Segurança Pública. São de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas. Atualmente, 39 Consegs atuam no Distrito Federal.
*Com informações da SSP