FALA SÉRIO DF

Governo amplia investimentos em ciência com novo Centro de Genética e Genômica

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), deu um novo passo rumo à vanguarda científica com a criação do Centro de Excelência em Genética e Genômica (CEGGen), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Para a implementação do projeto vão ser repassados pelo estado R$ 15 milhões ao longo de cinco anos, com o objetivo de impulsionar pesquisas inovadoras em saúde humana e animal, agricultura sustentável e conservação da biodiversidade.

A estrutura será instalada na Área I da PUC Goiás, no Setor Universitário, com previsão para começar as obras em 2025.

“A criação deste Centro reforça o compromisso do Governo de Goiás em unir ciência e inovação para enfrentar desafios em saúde, agricultura e conservação ambiental. A unidade será fundamental para transformar avanços científicos em benefícios concretos para a população, fortalecendo Goiás como referência em pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável”, destaca Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo.

Presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou a relevância da iniciativa para o estado (Fotos: Fapeg)

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou a relevância da iniciativa para o estado, destacando o papel estratégico dos centros de excelência criados com o apoio do governo estadual.

“Essas unidades devem gerar novas tecnologias que impactem diretamente a sociedade, trazendo benefícios tangíveis para a população”, afirmou Arriel.

Segundo ele, a criação do CEGGen reforça o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento científico, especialmente em áreas sensíveis como a saúde pública e a segurança alimentar.

De acordo com a reitora da PUC, Olga Ronchi, o CEGGen será um marco no avanço científico e tecnológico em Goiás, e deverá se tornar uma referência no país.

“O centro já nasce com um ecossistema colaborativo, envolvendo pesquisa, ensino, inovação e extensão, e contará com parcerias nacionais e internacionais, além do apoio imprescindível da Fapeg”, ressalta.

Reitora Olga Ronchi destacou apoio imprescindível do Governo de Goiás (Fotos: Fapeg)

O CEGGen será o sétimo centro de excelência em operação no estado, e pretende, após o período de cinco anos de fomento, se tornar autossustentável por meio da prestação de serviços à comunidade e ao setor privado. Entre suas principais ações estão a criação de biobancos e biorrepositórios, a capacitação de profissionais especializados e a implementação de tecnologias de sequenciamento genômico.

“Esse será um centro multiusuário e multiprofissional, capaz de atender as demandas de forma mais rápida e eficiente”, afirma a coordenadora do CEGGen, professora Mariana Telles.

A infraestrutura permitirá também avanços no diagnóstico molecular e citogenético, contribuindo para o monitoramento de espécies patogênicas e para a conservação ambiental do Cerrado, fortalecendo a bioeconomia local e o desenvolvimento sustentável da região.

Estrutura será instalada na Área I da PUC Goiás, no Setor Universitário, com previsão de início das para obras para 2025 (Foto: Fapeg)

“A transferência de tecnologia é uma prioridade, e queremos que os resultados dessas pesquisas beneficiem diretamente a sociedade”, pontua Arriel.

Com a criação do CEGGen, Goiás consolida sua posição como um importante polo de pesquisa em genética e genômica no Brasil, promovendo avanços que impactarão diretamente a saúde, a agricultura e a preservação ambiental, com resultados que devem beneficiar tanto o setor produtivo quanto a sociedade em geral.

Saiba mais

Programa financiado pela Fapeg contribui para proteção do Cerrado

Edital da Fapeg fomenta pesquisas sobre benefícios terapêuticos da Cannabis

Programas da Fapeg fomentam 43 novas empresas

O post Governo amplia investimentos em ciência com novo Centro de Genética e Genômica apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

LEIA TAMBÉM

Generated by Feedzy