FALA SÉRIO DF

Competição mundial coloca Brasília na rota global do desenvolvimento de jogos

Na terça-feira (17), o Planetário de Brasília foi palco do lançamento da oitava edição da GameJamPlus, a maior competição mundial de desenvolvimento de jogos. O evento reuniu profissionais e empresas do setor de games para apresentar as novidades da maratona, que promete atrair mais de nove mil participantes de 50 países. Com novos desafios e propostas, a iniciativa oferece uma oportunidade única de interação entre desenvolvedores, designers, artistas e entusiastas do mercado de jogos eletrônicos, fomentando a criação de centenas de jogos independentes.

Em oito edições, a GameJamPlus já movimentou mais de R$ 12 milhões e resultou na criação de 1.500 novos jogos | Foto: Divulgação/ Secti-DF

Conhecida como a Copa do Mundo do desenvolvimento de jogos, a GameJamPlus tem como principal objetivo promover a economia criativa, incentivando a criação de novos jogos e a formação de empresas no setor. A competição é dividida em fases, onde os participantes, de diferentes partes do mundo, têm a chance de mostrar seu talento e inovar no mercado gamer.

Com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), a iniciativa busca impulsionar a economia local. Segundo Alexandre Villain, secretário-executivo da pasta, “um dos grandes diferenciais da GameJamPlus é o forte senso de comunidade e o caráter colaborativo, fundamentais para transformar ideias em jogos de sucesso”.

A trajetória da GameJamPlus é impressionante: em sete edições, a competição já movimentou mais de R$ 12 milhões e resultou na criação de 1.500 novos jogos. A grande novidade desta edição é que a final global será realizada em Brasília, no dia 21 de junho de 2025, como parte do Innova Summit, promovido pelo Instituto Conecta.

Para Juliana Brito, CEO do projeto, “Brasília nos recebeu de braços abertos, o que nos permitiu impulsionar ainda mais a GameJamPlus. Nosso objetivo é transformar a capital em um polo de inovação e desenvolvimento de games, atraindo investimentos e consolidando o setor na região.”

As inscrições para a competição abrem nesta quinta-feira (19) e podem ser feitas pelo site oficial do evento. A primeira etapa da edição 24/25, na qual os projetos competidores serão criados e cadastrados, ocorrerá entre os dias 18, 19 e 20 de outubro. O lançamento do evento foi transmitido ao vivo no YouTube, e o vídeo completo pode ser assistido aqui.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

LEIA TAMBÉM

Generated by Feedzy