FALA SÉRIO DF

Como escolher o seu hospital?

Em setembro do ano passado, Victor Ramon de Paiva Fonseca, empresário de 35 anos e morador de Brasília, sofreu um acidente de moto que o deixou com politraumas severos e múltiplas fraturas. “Eu lembro de tudo acontecendo muito rápido. Quando vi, estava no chão, sem conseguir me mexer. O resgate foi rápido, e os bombeiros chegaram em questão de minutos. Quando fui levado de helicóptero para o hospital de base, naquele instante, eu soube que minha vida havia mudado para sempre”, relembra Victor.

Diante da gravidade dos ferimentos, a família decidiu transferi-lo para o DF Star, referência em cirurgias de alta complexidade. “Quando acordei, senti que estava no lugar certo. Fui cercado por uma equipe incrível, médicos que sabiam exatamente o que fazer para me salvar”, conta Victor.

“Hoje, vejo a vida com outros olhos. Eu perdi uma parte de mim, mas ganhei uma nova chance de viver. A escolha do hospital não só salvou minha vida, mas me deu a oportunidade de me reerguer”, acrescenta.

Para acertar na escolha de um hospital, ter acesso aos indicadores de qualidade da instituição faz diferença para tomar uma decisão consciente. Na Rede D’Or, esses dados são divulgados publicamente desde 2022. 

Qualidade técnica como guia

Maior empresa de saúde da América Latina, a Rede D’Or se destaca pelo Programa de Qualidade Técnica. A iniciativa é baseada no monitoramento de 50 indicadores, acreditação de excelência, auditorias interna e externa e compartilhamento de boas práticas entre os hospitais (veja os infográficos).

“A criação de bancos de dados, padrões e manuais utilizados como referência em todos os estados pela Rede D’Or tem acelerado o processo de elevação da segurança dos processos assistenciais e retroalimentando o sistema continuamente”, ressalta Franklin Lindolf Bloedorn, avaliador da Joint Commission International (EUA).

Prêmios baseados em indicadores técnicos

Uma boa forma de se informar para escolher o hospital é verificar os prêmios técnicos recebidos pela instituição.

O projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e da Epimed, destacou 180 UTIs da Rede D’Or em 2023; dessas, 116 foram reconhecidas como Top Performer ou UTI Eficiente, representando 25% do total de premiados.

O coordenador da unidade de internação do Hospital São Carlos, dr. André Albuquerque da Silva, enfatiza que a excelência da Rede D’Or é fruto do compromisso com a disponibilização de tecnologia de ponta e de equipes qualificadas na busca por tratamentos eficientes e seguros.

O diretor médico geral da regional da rede no Distrito Federal, dr. Raul Sturari, ressalta que o padrão de qualidade da Rede D’Or é impulsionado pelo compromisso de disponibilizar tecnologia de ponta e equipes qualificadas para oferecer tratamentos avançados.

Prêmios baseados em reputação

Outros prêmios e rankings, baseados em reputação, também podem ser considerados. “A reputação está associada a percepções, como a presença de médicos renomados nas equipes, a experiência do paciente naquela instituição, entre outras”, explica Ana Maria Malik, doutora em Medicina, mestre em Administração e professora titular da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). 

Mas, ainda que significativos (veja infográfico), esses prêmios devem complementar o principal: o compromisso com a excelência, a transparência e índices superiores de qualidade. Por manter o foco na Qualidade Técnica, a Rede D’Or eleva os padrões na saúde, destacando-se como uma escolha confiável para médicos e pacientes no Brasil e no mundo.

LEIA TAMBÉM

Generated by Feedzy