O avião da Força Aérea dos Estados Unidos com a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, pousou no fim da noite por volta das 22h30 no horário local (11h30 de Brasília). Desta terça-feira (02/08) em Taiwan.
A chegada da parlamentar à nação insular acontece em um momento de tensão entre Estados Unidos e China justamente por conta da visita.
Mais cedo nesta terça, os chineses alertaram que os Estados Unidos poderiam enfrentar “consequências desastrosas”, caso contrariasse a China em relação à viagem de Pelosi, à Taiwan. O alerta foi feito pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em uma coletiva de imprensa.
A porta-voz reiterou a oposição de Pequim quanto à visita de Pelosi a Taiwan, a qual o Partido Comunista reivindica como parte de seu território.
“Não importa por qual motivo Pelosi vá para Taiwan, será uma aposta estúpida, perigosa e desnecessária. É difícil imaginar uma ação mais imprudente e provocativa” disse Hua.
A porta-voz se negou a comentar se a China poderia mobilizar tropas militares em oposição à viagem de Pelosi, apontando para o Ministério de Defesa da China como responsável por responder essas questões.
“Se o lado dos EUA julgar mal ou lidar mal com a situação através do Estreito, isso terá consequências desastrosas para a segurança,
prosperidade e ordem da região de Taiwan e até do mundo” destacou a porta-voz.
Pelosi é a funcionária do mais alto escalão do governo americano a visitar Taiwan em mais de 25 anos. Segundo fontes do United Daily News, Liberty Times e China Times, os três maiores jornais nacionais de Taiwan, Pelosi irá passar a noite na ilha
*Com Informações do Pleno News