FALA SÉRIO DF

Secretaria de Saúde do DF Confirma Primeiro Caso em Mulher, com Varíola dos Macacos

A Secretaria de Saúde (SES-DF), confirmou nessa segunda-feira (01/08), o primeiro diagnóstico de varíola dos macacos (monkeypox),em uma mulher no Distrito Federal. A capital federal tem agora 38 casos confirmados de infecção.

De acordo com a pasta, a faixa etária dos infectados é de 20 a 59 anos, sendo que 20 dos 38 pacientes têm entre 30 e 39 anos. Pelo menos 15 regiões administrativas do DF registraram casos de Monkeypox. Entre elas, Plano Piloto, Guará e Águas Claras são as com maior incidência, tendo, cada uma, cinco casos ou mais.

A SES ainda investiga outros 97 casos suspeitos de infecção pela varíola. Até o momento, 12 casos foram descartados. A transmissão comunitária também já foi confirmada. Ou seja, não é possível rastrear a origem da infecção e o vírus já circula entre as pessoas, independentemente de viagem para o exterior.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal criou o Centro de Operações Emergenciais (COE), que reúne um grupo específico de servidores para atuar no combate à varíola dos macacos. A portaria encontra-se publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (2/8).

O COE faz parte de um plano de contingência para o aperfeiçoamento do monitoramento da doença. Os serviços serão coordenados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, com participação de representantes de outros diversos setores da pasta.

O diagnóstico da varíola dos macacos era mais demorado, porque as amostras eram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. No entanto, segundo a SES-DF, os diagnósticos começaram a ser feitos no Laboratório Central (Lacen-DF), nessa segunda-feira.

O laboratório será o primeiro do país, além do Adolfo Lutz, a iniciar essa testagem.

*Com Informações do Acorda DF

LEIA TAMBÉM