O presidente Lula (PT) indicou o general Guido Amin Naves para ser ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (4/11) no Diário Oficial da União.
Guido Amin Naves, de 64 anos, é nascido em Franca (SP) e é o atual comandante militar do Sudeste. Foi declarado aspirante a oficial no ano de 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
O general possui uma formação acadêmica robusta em ciências militares, incluindo um bacharelado pela Aman. Além disso, ele também detém um mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, demonstrando especialização em estratégias e táticas militares.
Para completar sua formação, ele também possui um doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Leia também
No Rio de Janeiro, durante a carreira militar, foi instrutor na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, e também na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Foi oficial do Gabinete do Exército, em Brasília (DF), e ocupou o cargo de comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, no município de Pouso Alegre (MG).
Amin atuou como conselheiro militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos. Além disso, ele foi observador militar da Força Multinacional da ONU para o desarmamento de Moçambique.
Para ser integrado como novo ministro, Guido será sabatinado pelo Senado Federal e, caso seja aprovado, substituirá o general Lúcio Mário de Barros Góes, que irá se aposentar quando completar 75 anos de idade.