Uma ação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou o bloqueio de bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.
A petição é assinada pelo sub-procurador geral do MPTCU, Lucas Rocha Furtado, e dirigida ao ministro Bruno Dantas, do TCU. A justificativa do pedido se baseia na atribuição de responsabilidade nas manifestações extremas ocorridas em Brasília, no último domingo (08/01), onde foram atacadas as estruturas físicas dos Três Poderes.
– Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito que seja decretada a indisponibilidade de bens – diz o documento.
Além dos três citados, o sub-procurador requer também o bloqueio de bens de outros participantes, principalmente os mentores e financiadores.
– Aproveito a oportunidade para me colocar à disposição dessa Corte para novos pedidos de indisponibilidade – finaliza o pedido.
*P.N