FALA SÉRIO DF

Membros dos Consegs elegem dois participantes que atuarão no Conselho Distrital de Segurança

A eleição dos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Consegs) que participarão do Conselho Distrital de Segurança Pública (Condisp) foi realizada nesta terça-feira (19) na sede da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Participaram da eleição o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, 23 representantes dos Consegs e o chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Paulo André.

Aguida Maciel e Danielle Carvalho, dos Consegs, respectivamente, do Recanto das Emas e do Guará foram eleitas por maioria dos presentes e o nome de ambas representam indicação formal do presidente do Condisp, secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“Os Conselhos Comunitários identificam os problemas locais e atuam por meio de um trabalho voluntário de interlocutores, direcionando esforços para a implementação de medidas concretas relacionadas à segurança e ao cumprimento de políticas públicas. Esses conselhos convidam os setores responsáveis a buscar soluções para as demandas apresentadas ou encaminhar as questões pertinentes, promovendo um modelo que compartilha responsabilidades. No Distrito Federal, a população reconhece, cada vez mais, que a integralidade é o alicerce principal dessa iniciativa. A união entre sociedade civil, forças de segurança e órgãos públicos é considerada a estratégia mais eficaz para alcançar o objetivo de uma segurança integral nas regiões”, disse Sandro Avelar.

Participaram da eleição o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, 23 representantes dos Consegs e o chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Paulo André | Foto: Paulo Jamir/SSP-DF

As demandas previstas pelos Consegs, que serão apresentadas durante o Conselho Distrital de Segurança Pública (Condisp), representam o acompanhamento social das atividades de segurança pública, propondo diretrizes para a promoção da segurança e defesa social, além da prevenção e repressão à violência no Distrito Federal. Ao todo, o conselho é composto por 34 conselheiros titulares cujos representantes da sociedade civil e da segurança pública, entidades de classe, poder público, imprensa, instituições acadêmicas e órgãos governamentais e não governamentais.

“O Condisp tem esse papel consultivo, propositivo e de acompanhamento social das atividades de segurança pública, validado por todos os que realmente querem, estrategicamente, melhorias e edificações reais para o Distrito Federal. E com as demandas abordadas e validadas poderemos implementá-las durante o evento da Conferência Distrital, no final deste mês”, finalizou Avelar.

Confedisp

Durante a reunião também foram apresentadas as pautas de encontros previstos para os próximos dias que acontecem durante a Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp). A atuação dos Consegs, em conjunto com o poder público promove aproximação à população, tanto no recebimento de solicitações e demandas, quanto na disseminação de informações em prol da integração de políticas públicas de segurança no DF.

Inserida no eixo Cidadão Mais Seguro do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, da SSP-DF, a conferência vai abordar as causas e consequências da criminalidade, da violência e da insegurança, priorizando projetos, ações e serviços voltados para a manutenção da ordem pública.

A Confedisp é um evento programado para atuar como instância de consulta e participação social, que reúne representantes da sociedade civil e da segurança pública, entidades de classe, poder público, imprensa, instituições acadêmicas e órgãos governamentais e não governamentais para discutir diversos temas relacionados à segurança pública.

Qualquer pessoa pode participar. As inscrições estão abertas até segunda-feira (25) pelo endereço confedisp.com.br. O evento, pioneiro no Distrito Federal, reunirá sociedade civil, entidades de classe e representantes do poder público para debater as diretrizes do Plano Distrital de Segurança Pública e Defesa Social (PDISP).

Ao final da conferência, estão programados painéis temáticos e plenárias entre os dias 26 e 28 deste mês, no auditório do ParlaMundi Centro de Convenções, quando serão definidas as diretrizes para nortear as ações de segurança no DF nos próximos anos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

LEIA TAMBÉM

Generated by Feedzy