FALA SÉRIO DF

Lula Foi Internado para Tratar Leucoplasia nas Cordas Vocais

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/PT

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou neste domingo (20/11), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por uma cirurgia para retirada de uma leucoplasia (lesão) nas cordas vocais. De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, o procedimento cirúrgico durou cerca de 40 minutos e foi supervisionado por dois cirurgiões.

Ainda segundo a publicação, o petista recebeu uma anestesia geral para que as cordas vocais ficassem completamente paradas durante a cirurgia. A extração da lesão, que tinha cerca de 5 milímetros e era superficial, foi feita com laser CO2, que retira a lesão de forma precisa, preservando as estruturas que ficam ao redor dela.

Além de remover a leucoplasia, os médicos também fizeram uma biópsia do material para detectar a malignidade dele. O resultado saiu em poucos minutos e indicou “ausência de neoplasia”. O cirurgião Luiz Paulo Kowalski, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que acompanhou o procedimento, falou que a lesão era “potencialmente cancerígena”.

“Tratava-se de uma lesão potencialmente cancerígena, que se fosse deixada poderia,ao longo dos anos, se transformar em câncer” disse.

Em 2011, Lula iniciou um tratamento contra um tumor maligno na laringe. Já neste ano, o petista tem apresentado rouquidão em diversas agendas das quais participou, principalmente durante a campanha. No último dia 12, antes de viajar para o Egito, Lula deu entrada no Sírio para exames de rotina e descobriu a inflamação na garganta.

Na ocasião, Lula fez uma série de exames de imagem, entre eles “ecocardiograma, angiotomografias e PET scan”, que demonstraram “completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. Nesta segunda (21/11), Lula não possui agenda pública e deve permanecer em sua residência na capital paulista.

 

 

*PN

LEIA TAMBÉM