FALA SÉRIO DF

Langya: China Encontra Novo Vírus em Humanos de Origem Animal

Foto: Reprodução

Pesquisas científicas revelaram a descoberta, em duas províncias da China, de 35 casos em humanos de um novo vírus de origem animal o Henipavirus, conforme noticiado nesta terça-feira (09/08), pela imprensa estatal do país asiático.

Os pacientes, nenhum dos quais com caso grave, foram registrados em Shandong, no leste da China, e Henan, no centro, segundo o jornal local Global Times. Esse artigo publicado por pesquisadores da China e Singapura no New England Journal of Medicine, uma das revistas médicas mais famosas do mundo.

O vírus, para o qual não há vacina ou tratamento, foi descoberto em amostras retiradas da garganta de pessoas infectadas pelo vírus, que tiveram contato recente com animais, os sintomas são  acompanhadas por febre, fadiga, tosse, perda de apetite, dor de cabeça, dores musculares e náuseas. Investigações posteriores revelaram que de 26 dos 35 pacientes portadores do Henipavírus, apresentavam esses sintomas clínicos, juntamente com náuseas e vômitos.

Segundo o site The Paper, esse vírus é uma das principais causas emergentes de passar de animais para doenças humanas (processos chamados zoonoses), na região da Ásia-Pacífico. Um dos vetores desse vírus é o morcego frugívoro (pteropodidae), que é considerado o hospedeiro natural dos Henipavírus, Hendra (HeV) e Nipah (NiV).

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que o HeV causa doenças em humanos que variam de assintomáticas a infecções respiratórias graves e encefalites graves, com uma taxa de mortalidade que varia de 40% a 57%, podendo variar “de acordo com as capacidades locais”.

Até agora, de acordo com o Global Times, não foi comprovado que existe transmissão de humano para humano, embora relatórios anteriores tenham mostrado que esse tipo de infecção não está descartado.

“O coronavírus não será a última doença infecciosa a causar uma pandemia, pois novas doenças terão um impacto cada vez maior na vida cotidiana da humanidade”, disse o vice-diretor do departamento de Patologias Infecciosas do Hospital Huashan, na China.

*Com Informações do Pleno News

LEIA TAMBÉM