Promover um trânsito mais seguro, com redução de sinistros e meta de zero mortes na capital federal. Essa é a missão da Gerência de Operações Especializadas (Geop) do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) ao atuar nos mais de 2 mil quilômetros de vias da cidade.
A Gerência de Operações Especializadas (Geop) do DER-DF atua nos mais de 2 mil quilômetros de vias do Distrito Federal com a missão de reduzir os sinistros | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Com três núcleos estratégicos que operam de forma integrada, a gerência foi criada no ano passado e está alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que busca reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2028.
“A Geop surgiu com a necessidade de aumentar a fiscalização em tipos específicos de transporte ou de fiscalização de trânsito, que exigem um conhecimento avançado e são grandes causadores de acidentes graves”, explica o diretor de Fiscalização e Segurança do Trânsito do DER-DF, Sinomar Ribeiro.
A estrutura da gerência é composta pelos núcleos de Motopatrulhamento (Numop), de Operações Aéreas (Nuopa) e de Operações Especializadas (Nuope). “Na prática, o trabalho conjunto da equipe colabora com a mobilidade e a segurança viária, focando na redução de sinistros e na preservação de vidas”, destaca o gerente de Operações, Glaydson Nascimento.
Glaydson Nascimento, gerente de Operações: “Na prática, o trabalho conjunto da equipe colabora com a mobilidade e a segurança viária, focando na redução de sinistros e na preservação de vidas”
Supervisão em altitude
O Nuopa auxilia no monitoramento e na engenharia do tráfego viário por meio de drones, seguindo a regulamentação aeronáutica. O uso desses equipamentos otimiza as operações do núcleo, reduzindo o tempo de preparo da equipe e permitindo a formação de um maior número de agentes.
Entre suas funções, destacam-se a análise do tráfego de veículos e a sinalização das vias, além da inspeção de equipamentos públicos para identificar rachaduras ou trincamentos. “Monitoramos áreas de tráfego intenso, como balões viários e entradas e saídas de vias, além de estruturas de trânsito. Depois, repassamos as imagens coletadas para os setores responsáveis tomarem as medidas necessárias”, explica o chefe do Nuopa, Luciano Paz.
As obras de trânsito recém-inauguradas sob responsabilidade do DER também passam pela análise do núcleo, tanto antes quanto depois da entrega. “O objetivo é avaliar os resultados: se o fluxo de veículos está adequado e se há necessidade de melhorar a sinalização, entre outros pontos”, acrescenta Paz.
“Monitoramos áreas de tráfego intenso, como balões viários e entradas e saídas de vias, além de estruturas de trânsito”, conta o chefe do Nuopa, Luciano Paz
Escolta e capacitação
Responsável por operações de fiscalização que exigem mais agilidade e pelas escoltas demandadas pelo órgão, o Numop conta com uma equipe especializada. “A resposta de uma motocicleta é muito mais rápida do que a de uma viatura de quatro rodas, o que traz agilidade ao nosso serviço. Além disso, todos os motociclistas do núcleo hoje são instrutores de pilotagem”, afirma o chefe do Numop, Christian Alves.
Segundo ele, o setor existe desde 2015, quando surgiu a necessidade de escoltar árbitros de futebol nas Olimpíadas. “Depois, passamos a escoltar artistas do Moto Week e também o saidão dos detentos da Papuda”, conta Alves.
Além disso, o núcleo promove cursos de capacitação para a condução segura de motocicletas, qualificando outros condutores. “Ensinamos os condutores de empresas privadas a pilotar de forma correta e cuidadosa, ensinando sobre postura adequada e direção defensiva”, explica Alves, que reforça o objetivo de expandir esse atendimento para toda a sociedade no futuro.
Chefe do Numop, Christian Alves explica que o núcleo é responsável por operações de fiscalização que exigem mais agilidade: “A resposta de uma motocicleta é muito mais rápida do que a de uma viatura de quatro rodas”
Operações Especializadas
O Nuope executa atividades específicas de fiscalização de trânsito e transporte. Entre suas principais operações fixas estão:
• Carga Pesada: monitoramento e fiscalização de veículos de grande porte, especialmente os que transportam substâncias perigosas, como líquidos inflamáveis e lixo hospitalar, garantindo o cumprimento das normas de peso e segurança;
• Pérola Negra: identificação e combate ao transporte irregular, conhecido popularmente como “transporte pirata”;
• Moto Legal: fiscalização voltada às motocicletas, um grupo vulnerável devido ao aumento do número de sinistros.
Rafael Luna, chefe do Nuope: “Toda a fiscalização e autuação estão voltadas para a segurança e organização do trânsito”
Do ano passado até março deste ano, o DER-DF realizou ações intensivas por meio das três operações. As fiscalizações abrangeram mais de 1.100 veículos, com foco no transporte irregular, condições de segurança e documentação. A operação Carga Pesada abordou 141 veículos de grande porte, dos quais 35 estavam com excesso de peso e 32 com o tacógrafo irregular. Já o Moto Legal fiscalizou 953 motos, resultando em 77 remoções e dezenas de infrações como escapamento adulterado, falta de licenciamento e problemas de iluminação.
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Na operação Pérola Negra, voltada ao combate ao transporte pirata, 35 veículos foram abordados e 22 removidos, com irregularidades como transporte não autorizado e excesso de passageiros. “Toda a fiscalização e autuação estão voltadas para a segurança e organização do trânsito”, enfatiza o chefe do Nuope, Rafael Luna.
As ações são planejadas com base em manifestações registradas na Ouvidoria ou em acionamentos diretos ao DER. “Alimentamos um banco de dados e definimos pontos e horários estratégicos de atuação para atender as demandas”, explica Luna.
O setor também atua em parceria com órgãos como a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).