FALA SÉRIO DF

Famílias que Perderam Casa Após Chuva no Sol Nascente, no DF, São Abrigadas em Ginásio

Chuva causa estragos no Sol Nascente, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Os moradores que perderam as casas após as fortes chuvas que atingiram o Sol Nascente, no Distrito Federal, na noite de sexta-feira (18/11) e madrugada de sábado (19/11), serão acolhidos em um ginásio em Ceilândia, de acordo com a Defesa Civil. As construções foram atingidas depois que uma bacia de contenção transbordou.

Carros foram arrastados e erosões se abriram em vários pontos da região. Um mapeamento da Defesa Civil aponta que 24 famílias foram atingidas pela correnteza.


Erosão se abriu após bacia de contenção transbordar no Sol Nascente, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O governo realiza uma força-tarefa para auxiliar as famílias desabrigadas. Na região, são feitos cadastros de benefícios sociais, encaminhamentos para os centros de referência de assistência social (Cras), e mão de obra para retirada de objeto das casas.

Segundo a Defesa Civil, o trecho afetado pela água da bacia de contenção vai ser demolido. O GDF diz ainda que, apesar de passarem por limpeza frequente, as bacias estavam com muito lixo, entupindo os pontos de vazão de água. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fez a retirada da sujeira.

Desabrigados

Damião José dos Santos, 65 anos, conseguiu salvar geladeira após chuva no Sol Nascente, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Damião José dos Santos, de 65 anos, não tinha para onde ir após perder o barraco onde vivia com a esposa. O pedreiro contou com a ajuda de vizinhos para tirar a geladeira, um dos poucos eletrodoméstico que conseguiu salvar.

“Minha vida aqui [foi] lutando dia e noite. Não tem nem explicação”, conta o pedreiro, que agora pretende morar na casa da filha.

Carro foi arrastado após bacia de contenção transbordar no Sol Nascente, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Natalina Guedes, 37 anos, contou à TV Globo que as paredes e o telhado da casa onde morava não aguentaram o volume de água. Para ela, o desespero maior foi tentar abrir a porta para escapar e não conseguir.

“A força da água não deixava abrir a porta. Quando eu consegui abrir, o barranco cedeu e eu estava segurando a porta. A enxurrada me carregou e eu fiquei pendurada na porta”, conta a faxineira.

Casas ficam destruídas após bacia de contenção transbordar no Sol Nascente, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Vista aérea do Sol Nascente, no DF, após bacia de contensão transbordar — Foto: TV Globo/Reprodução

*G1-DF

LEIA TAMBÉM