FALA SÉRIO DF

Empresário que faz incensos para o Vaticano relembra encontro com papa

São Paulo — Criador da Milagros, empresa que produz incensos usados em cerimônias do Vaticano, o empresário paulista Martinho Rocha, de 64 anos, lamentou a morte do papa Francisco e relembrou o dia em que se encontrou com o pontífice, há quase dez anos.

“Fiquei sabendo por um telefonema. De certa forma, você tá esperando. Mas, de qualquer forma, mexe. Eu fiquei bem triste”, disse Martinho ao Metrópoles. Natural de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, ele conta que esteve no Vaticano em janeiro e que já havia expectativa por esse momento.

Martinho se encontrou com Francisco pela primeira e única vez em dezembro de 2015, quando levou ao líder religioso o incenso do Jubileu da Misericórdia. Naquela ocasião, ele havia acabado de voltar da África, onde desenvolvia um projeto da empresa, e aproveitou o encontro para pedir ajuda.

“Entreguei em mãos. Eu falei da África, falei que tinha rodado por lá. Mostrei para ele as fotos, de onde vinha o incenso, a árvore e as comunidades. [Disse] que tenho essa empresa no Brasil e gostaria de compartilhar a riqueza”, como Martinho define a matéria-prima dos incensos.

“Ele se interessou. Muito calmamente, abençoou, olhando para mim. Quando ele fez isso, minha perna tremeu. Juro por Deus, que loucura que é uma benção desse tipo. Eu segurei o choro. Desmontei ali na hora, na frente dele”, contou o empresário.

A Milagros fornece incensos para o Vaticano desde 2007, quando o papa Bento XVI veio ao Brasil para canonizar o primeiro santo brasileiro, o Frei Galvão. Ele recebeu um pedido da Basílica de Nossa Senhora Aparecida para fabricar o incenso que seria usado nas missas no Brasil.

“Meses depois que o papa foi embora, nós recebemos uma mensagem do Vaticano perguntando que incenso era aquele, que todos tinham gostado, não somente o papa Bento”, afirmou Martinho.

Sobre a expectativa pelo novo papa, o empresário afirma não ter preferência. “Eu não tenho essa torcida por [candidato] brasileiro, ou quem quer que seja. Meu negócio é orar para ter um mundo melhor, para que seja o melhor pro mundo”, completou.

Funeral do papa Francisco

O mundo se despediu, neste sábado (26/4), do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. Após ser velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e transportado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, o corpo do papa foi sepultado, por volta das 8h10 (horário de Brasília).

Metrópoles transmitiu ao vivo a cobertura completa da despedida do papa Francisco, com apresentação da jornalista Natália André, entrevistas especiais, participação de especialistas e atualizações em tempo real diretamente de Roma.

Assista:

Cerca de 250 mil pessoas acompanharam a Missa das Exéquias do papa Francisco, entre cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, embaixadores, famílias, pessoas carentes, migrantes, jovens e crianças, chefes de Estado e de governo, segundo o Vatican News.

LEIA TAMBÉM

Generated by Feedzy