Nesta quarta-feira (27/07), Um paciente de 66 anos diagnosticado com HIV, foi considerado curado após receber transplante com células-tronco para tratar leucemia, pesquisadores afirmam.
Sendo o quarto paciente a ser curado por meio do transplante, a equipe médica buscou por um doador que fosse resistente aos vírus que causa a Aids O transplante foi planejado para o tratamento de câncer no sangue do indivíduo, apelidado de “Cidade da Esperança”, recebeu esse apelido porque ele não quis ter seu nome exposto. O tratamento ocorreu na Instituição Norte-Americana em Duarte, na Califórnia.
Os médicos usou um mecanismo que funcionou primeiramente na cura do Timothy Ray Brown, em 2007, que por sua vez apelidado de “Paciente de Berlim”.
O paciente “Cidade da Esperança” foi diagnosticado com HIV em 1988, descrevendo esse diagnóstico como uma “sentença de morte” que matou muitos de seus amigos. Por mais de 30 anos. O paciente faz terapia antirretroviral com o objetivo de controlar sua condição.
Se tornando este o paciente mais velho a receber esse tratamento até agora. E doador de células-tronco não era um membro de sua família.
*Com Informações do Acorda DF