FALA SÉRIO DF

Anitta vai tirar veia que passa no meio da testa. Entenda procedimento

Em uma entrevista recente para um programa de televisão na Colômbia, a cantora Anitta compartilhou que planeja realizar um procedimento estético para remover a veia frontal da testa. Ela conta que a veia sempre a incomodou, e que se destaca quando ela expressa emoções.

A cantora brincou que já está satisfeita com o resto do seu corpo. “Meu nariz já está bem, mas quando sorrio muito, salta essa veia que eu não gosto”, explicou no programa colombiano The Juanpis Live Show. “Quando sorrio fico com essa veia. Quando estou feliz, quando estou com ódio. Só quando não estou sentindo nada, aí não vem”, desabafou.

Ela disse ao apresentador que vai retirar a veia e que na próxima vez que eles se encontrarem, ela não estará mais lá.

 

Qual a função da veia frontal?

De acordo com a cirurgiã vascular Cristienne Souza, angiologista da Clínica Venous, em Brasília, todos temos uma veia que passa no meio da testa. A veia frontal faz parte do sistema venoso superficial do rosto e da cabeça, e sua função principal é drenar o sangue venoso da testa e das regiões adjacentes, levando-o de volta ao coração.

“A maioria das pessoas tem uma veia superficial na testa, conhecida como veia frontal. Ela é uma continuação da veia supra-orbital e drena a região central da testa. Mas em algumas pessoas, ela pode ser mais aparente, dependendo de fatores como a espessura da pele e quantidade de gordura subcutânea”, explica a médica.

Segundo ela, as veias saltadas raramente indicam algum problema de saúde. Geralmente, são apenas uma característica anatômica e não estão associadas a condições médicas graves. No entanto, se existirem outros sintomas associados à presença delas, como dor, inchaço ou alterações na cor da pele, é importante consultar um médico para uma avaliação mais detalhada.

A veia pode ser removida?

Cristienne esclarece que a veia frontal pode ser tratada ou removida, e geralmente ocorre por razões estéticas. Os métodos incluem:

Escleroterapia: injeção de uma solução esclerosante que faz com que a veia colapse e seja reabsorvida pelo corpo;
Laser transdérmico: o laser é aplicado através da pele, e a luz será absorvida pelo sangue para aquecer e fechar a veia;
Laser endovenoso: em alguns casos, pode ser necessário introduzir uma fibra óptica por dentro da veia para promover sua cauterização e oclusão.

A especialista diz que as veias proeminentes na testa são queixas comuns no consultório. Os pacientes podem se sentir incomodados pela aparência delas, principalmente se forem muito visíveis ou se destacarem em fotos.

“Como em qualquer procedimento médico, há riscos associados ao tratamento de veias na testa. Eles incluem vermelhidão no local tratado pelo laser transdérmico (que costuma ser passageira), hematoma no local da punção ou alergia à solução esclerosante”, acrescenta Cristienne.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

LEIA TAMBÉM