A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia prestou homenagem aos estudantes da região aprovados em instituições públicas e privadas de ensino superior, tanto do Distrito Federal, quanto de outras unidades da Federação. Medicina, odontologia, enfermagem e pedagogia estão entre os cursos mais escolhidos pelos jovens.
Na cerimônia, realizada quinta-feira (10), a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou que “hoje nós vemos escolas aprovando 110, 120 estudantes em faculdades e universidades, passamos de mais de dois mil aprovados nas instituições públicas e privadas. Peço a todos os alunos que agarrem essa oportunidade de poder cursar um ensino superior. Ver vocês aprovados é uma alegria imensa! Quando forem se formar, me convidem para a formatura de vocês, eu vou ter o maior orgulho de estar na primeira fila.”
Pais, alunos e professores comemoraram juntos a aprovação dos meninos em instituições públicas e privadas de ensino superior | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF
Um dos aprovados para medicina na UnB, João Lucas Soares, de 18 anos, aluno do CED Incra 8, contou detalhes da sua jornada de estudos: “Fora da escola, eu estudava sozinho em casa, e levava algumas dúvidas para os professores da escola e eles me ajudavam. Na verdade, os professores sempre acreditaram em mim, desde criança me incentivaram, me fizeram sonhar, correr atrás e eu fui crescendo com eles. A gente tem capacidade de passar em uma universidade como estudante de rede pública, a gente tem capacidade, sim, de buscar e de correr atrás.”
“A gente precisa resgatar a humanidade, até para fazer as pessoas tomarem um remédio ou fazer um tratamento correto”
João Lucas Soares, estudante
“Espero me formar como um bom profissional, não só tecnicamente. A gente precisa resgatar a humanidade, até para fazer as pessoas tomarem um remédio ou fazer um tratamento correto”, reflete.
Uma das grandes incentivadoras dos estudantes do CED Incra 8 de Brazlândia é a diretora Solange da Cunha. “A gente sabe o quanto é difícil para os alunos, ainda mais os meus, que são a maioria do campo, então dependem do transporte escolar. Vocês são pessoas que marcaram a minha vida e vão marcar para sempre, merecem todo o amor do mundo. Então, nem precisam me convidar para a formatura, porque eu estarei lá mesmo assim”, brincou.
Cerimônia de homenagem
O evento reuniu pais e responsáveis dos vários estudantes aprovados nas instituições públicas e privadas, que, orgulhosos e emocionados, aplaudiram seus filhos de pé. Realizado com a conquista, o produtor rural João Francisco Soares, pai de João Lucas estava emocionado.
João Lucas Soares e João Francisco Soares comemoram a aprovação do rapaz para o curso de medicina na UnB
“Eu nunca precisei ‘puxar a orelha’ do João Lucas, ele sempre foi muito focado, desde pequeno. Quando vimos o nome dele na lista, foi uma alegria tão grande que o coração quase não aguentou. Quase que ele atende o primeiro paciente ali na hora”, contou.
Projeto de escola pública do Riacho Fundo incentiva a leitura
A coordenadora da CRE, Neuseli Rodrigues, destaca o diferencial da cidade. “Brazlândia é uma cidade pequena, quase rural, e é o diferencial pra mim. É complicado falar isso, pois sou filha da cidade. Eu acho que por ser pequena, a gente consegue acessar melhor as pessoas, estar mais perto, acompanhar as dificuldades junto das escolas, junto dos gestores, e isso facilita o trabalho”, explicou.
Dessa forma, os gestores conseguem estar mais próximos, passando as demandas e pontuando as dificuldades. “A gente consegue trabalhar juntos, com o objetivo de sempre atender o estudante e fazer com que ele avance nesse processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.
*Com informações da Secretaria de Educação