O Governo de Goiás abriu inscrições para o Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em mais sete municípios. Ao todo, são ofertadas 390 novas vagas para famílias com dificuldades para arcar com despesas de aluguel.
A ação é realizada por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
Os municípios contemplados e o número de vagas disponíveis são: Buriti de Goiás (40 vagas), Cachoeira Alta (50), Cachoeira de Goiás (25), Goiatuba (150), Nova Iguaçu de Goiás (25), Novo Brasil (50) e Três Ranchos (50).
O prazo para inscrições vai até o dia 30 de maio. Além dessas cidades, seguem abertas as inscrições em outros 22 municípios, incluindo Aparecida de Goiânia e Goiânia.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, reforça que o programa foi criado com o objetivo de apoiar famílias em situação de fragilidade econômica.
“A despesa com aluguel consome grande parte da renda familiar. Com esse auxílio, as famílias conseguem direcionar recursos para outras necessidades essenciais”, afirma.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destaca que o benefício de R$ 350 mensais, concedido por até 18 meses, representa uma importante oportunidade de alívio financeiro. Ele explica que as inscrições podem ser feitas por meio do aplicativo Aluguel Social ou pelo site da Agehab.
“Para quem não tem acesso à internet, o atendimento pode ser feito nas unidades do Vapt Vupt ou em pontos de apoio nos municípios”, orienta.
Dentre os critérios para participar do programa estão: estar inscrito e com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, residir no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel próprio.
Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos requisitos adicionais, como: estar em situação de superendividamento, residir em moradia improvisada, ter gastos excessivos com aluguel, ser idoso, pessoa com deficiência, ou fazer parte de família monoparental (composta apenas por pai ou mãe, por exemplo), entre outros.
O secretário de Infraestrutura, Adib Elias, lembra que o programa foi criado em 2021 para atender famílias atingidas pela escassez habitacional.
“O Aluguel Social já beneficiou mais de 73 mil famílias em Goiás. Com essa nova etapa, ampliamos ainda mais o alcance do programa e reafirmamos nosso compromisso com quem mais precisa”, conclui.
Saiba mais
Aluguel Social abre mais 4 mil vagas em Goiânia
Aluguel Social tem nova instituição de pagamento em 15 cidades
O post Aluguel Social abre inscrições em mais sete municípios com 390 vagas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.