FALA SÉRIO DF

Ministro de Taiwan diz Temer Guerra com a China

Foto: Reprodução

Joseph Wu o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, disse que a China está ameaçando o governo da ilha, e que “piorou nos últimos anos”. Em entrevista à CNN, o diplomata diz que mesmo que a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, não tivesse visitado a região, a ameaça dos militares chineses estaria lá.

Segundo ele, a China não pode ditar para Taiwan que deveria ser aceito, além de não conseguir definir as alianças da ilha. No entanto, Wu expressou medo da situação atual.

“Estou preocupado que a China possa iniciar uma guerra contra Taiwan”, disse ele.

De acordo o diplomata, o que Pequim está fazendo agora é tentar intimidar, e “a melhor maneira de lidar com isso é mostrar à China que não temos medo”.

“Posso dizer que Taiwan agora está mais resiliente do que antes, estamos enfrentando ameaças e a vida continua”, disse ele.
Segundo o diplomata , os interesses da China não se limitam a Taiwan. O Mar da China e o restante do Indo-Pacífico são áreas onde Wu vê Pequim buscando aumentar sua influência.
Além disso, o ministro vê “ambição global”, por parte do império asiático, que inclui América Latina e África.

Na segunda-feira (08/08), a China anunciou que expandiu os exercícios militares ao redor do Estreito de Taiwan, interrompendo o tráfego marítimo e aéreo e levantando grandemente  preocupações sobre um possível conflito.

LEIA TAMBÉM