A segunda Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito, no Plano Piloto, iniciou o período de matrícula para os estudantes da rede pública de ensino nesta segunda-feira (6/1). As inscrições podem ser feitas até esta sexta (10/1).
No início do ano passado, pais e alunos surdos cobraram a inauguração da unidade. O prédio, que fica na 912 Sul, estava em reforma desde novembro de 2022.
À época, a Secretária de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que a conclusão da reforma estava prevista para o início do segundo semestre de 2024, o que não ocorreu.
A espera trazia angústia para as famílias dos estudantes surdos. Nesta segunda-feira (6/1), o servidor público Andrei Polejack, 49 anos, comemorou a matrícula do filho Juca Alves Polejack (imagem em destaque), 13, que vai cursar o 7º ano do ensino fundamental em 2025.
Leia também
O ano letivo segue o calendário da SEEDF, com início das aulas em 10 de fevereiro.
“Essa escola, segunda do gênero no DF, aplica a Língua Brasileira de Sinais como meio principal de ensino, o que respeita o direito do povo surdo por educação de qualidade. Será uma escola integral e atende todos os segmentos, desde a educação precoce, na qual bebês surdos já tem contato com a Libras, até a educação de jovens e adultos. É um marco no DF”, classificou Andrei, pai de Juca.
O servidor pontua que estudar em Libras não só significa aprender o conteúdo da base curricular nacional, mas também gera convivência, dignidade e cidadania aos surdos do DF, permitindo espaço de trocas e vivências.
“A escola é resultado de muitos anos de luta pela educação de qualidade e implementa leis distritais que preveem a educação em Libras aos surdos e surdas. Agora, muitos pais não sabem que há essa estrutura na cidade. É preciso divulgar e finalizar o projeto da escola”, lembra.
A reforma da escola foi concluída no meio do ano passado. Agora, segundo Andrei, o mais urgente é que a energia do prédio comece a funcionar para o início das aulas, em fevereiro.
“A busca por alunos e professores surdos ou fluentes em Libras também é outra prioridade. Nossa expectativa é que a escola se torne referência nacional na educação de surdos. O sonho é que a escola se torne um polo de desenvolvimento da educação e cidadania da comunidade surda no DF, preparando-os para o mercado de trabalho e com maior inclusão na sociedade, de forma digna”, frisou.
Matrículas 2025
O estudante, pai ou responsável deve comparecer à escola com os documentos necessários para confirmar a matrícula.
Saiba o que levar:
RG, Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto;
CPF do estudante;
RG ou CNH do responsável legal pela matrícula do estudante;
CPF do responsável legal pela matrícula do estudante
Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar;
Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição;
2 fotografias 3 x 4;
Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH (Lei Distrital nº 4.379/2009);
Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
Número do NIS – Número de Inscrição Social, do responsável legal pela matrícula do estuda.