A Inteligência Artificial contra a Mortalidade Infantil (Caren), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), é uma das três inovações destacadas no 1º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás.
Ela foi escolhida, nesta quarta-feira (27/11), Melhor Solução de Inovação com Tecnologias Digitais, na premiação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (Secti), em parceria com as Secretarias Geral de Governo de Goiás (SGG) e de Estado da Administração (Sead), no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
“Essa premiação demonstra o compromisso do Estado de Goiás com a inovação”, avaliou a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Rezende Abrahão, ao receber o prêmio.
“A Caren é uma solução de inteligência artificial e ajuda no combate à redução da mortalidade infantil, ao utilizar a ciência de dados para mensurar a atenção requerida no cuidado de cada recém-nascido internado, permitindo ainda o aperfeiçoamento do uso de recursos humanos com base na prioridade do atendimento”, detalha.
Entre as centenas de proposituras inscritas, a premiação destacou ainda outras duas iniciativas que também geram impacto positivo na administração pública do Estado:
a Jornada de Transformação dos Serviços Públicos, da Sead, na categoria Melhor Solução de Inovação;
e o App Expresso Goiás, da SGG, como Melhor Solução de Inclusão Digital.
Os três finalistas, cinco em cada categoria, foram definidos por meio da comissão julgadora.
“O servidor público pode inovar, e inova, na verdade. Goiás já é uma referência para o Brasil e a gente quer reconhecer essas pessoas e essas iniciativas”, explicou o titular da Secti, José Frederico.
“Inovação é uma ferramenta de gestão, é uma necessidade para o aprimoramento do serviço público. Os servidores precisam pensar seus processos produtivos de maneira mais eficiente, e é muito bom que essa iniciativa seja reconhecida. Esse é o objetivo do prêmio”, acrescentou o secretário da Administração Alan Tavares.
Caren
Atualmente, a Caren está integrada ao sistema de prontuário eletrônico do paciente e, por isso, todos os hospitais estaduais que têm unidade materna são beneficiados. Em uma primeira etapa, a ferramenta repassa a indicação do grau de cuidado que se deve oferecer para a criança ao nascer e os protocolos a serem seguidos. Posteriormente, as mães recebem um guia dos principais cuidados que devem manter em casa, com o recém-nascido.
Essa solução de inteligência artificial da Saúde de Goiás foi implantada inicialmente como projeto piloto no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.
Iniciativa também já havia sido reconhecida nacionalmente, quando foi premiada na categoria Melhor Solução de Governo Digital Baseado em Inteligência Artificial, no Prêmio Abep de Excelência em Governo Digital, em agosto de 2023, pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Comunicação e Informação (Abep-TIC).
Saiba mais
Saúde investe em Inteligência Artificial para salvar bebês prematuros
O post Caren da Saúde conquista 1º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.