O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e a Fundação Banco de Olhos (Fubog) firmam parceria para atender os pacientes do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). A unidade do hospital é especializada no tratamento multidisciplinar de pacientes com diabetes e o objetivo é atender nessa primeira etapa 3 mil pacientes.
Nesta sexta-feira (11/10), às 9 horas, será assinado o termo de cooperação pelo secretário de Estado da Saúde, Rasível Reis, e a diretoria da Fubog. O presente termo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes e todas as atividades serão realizadas sem custos para o Estado.
Um dos principais serviços oferecidos por meio da parceria é o exame de retinografia, uma foto do fundo do olho. O retinólogo interpreta o laudo para identificar possíveis alterações causadas pelo diabetes na retina. Após o envio do laudo médico do exame para equipe do Cead, em casos diagnosticados com alterações que necessitam de tratamento especializado, os pacientes serão encaminhados para realizar o tratamento adequado na Fundação Banco de Olhos. Este inclui consultas oftalmológicas, mapeamento de retina, retinografia fluorescente e fotocoagulação à laser.
Caso seja recomendado o uso de laser, o paciente será encaminhado à Fubog para agendamento e acompanhamento. Em situações que demandem procedimento cirúrgico, o HGG emitirá a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Esta será enviada para autorização pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Avanço no tratamento
De acordo com o secretário da Saúde, Rasível Reis, a parceria com a Fubog demonstra o compromisso e seriedade da gestão em saúde no cuidado com os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Ainda, representa mais um avanço significativo no tratamento do diabetes, proporcionando aos pacientes do Cead exames de retinografia e tratamentos especializados.
“Estamos comprometidos em oferecer uma estrutura de primeira qualidade, garantindo que nossos pacientes recebam um cuidado que realmente faça a diferença em suas vidas.”, disse o secretário.
Ele conta que a meta é atender 3 mil pacientes, oferecendo melhores chances de controle da doença e uma melhoria significativa na qualidade de vida. O compromisso é promover a saúde da população goiana e assegurar que todos tenham acesso a um tratamento digno e eficaz pelo SUS.
Unidade do HGG especializada em diabetes
Para o chefe do serviço de endocrinologia do CEAD/HGG, Nelson Rassi, essa parceria é fundamental para a saúde e qualidade de vida dos pacientes atendidos na unidade.
“Essa colaboração é crucial para a avaliação oftalmológica dos pacientes com diabetes, permitindo a detecção de alterações na visão que podem levar a consequências graves, como a cegueira. A comodidade de ter atendimento simultâneo com uma equipe do Cead e a oferta de exames oftalmológicos é um grande diferencial. Oferecemos um tratamento precoce e eficaz dentro do serviço público, algo que muitos pacientes não encontrariam nem no setor privado ou em convênios”, afirmou.
A parceria representa um avanço significativo na abordagem do tratamento do diabetes, oferecendo aos pacientes melhores chances de controle da doença e melhoria em sua qualidade de vida. A atenção e cuidado dedicados aos pacientes através dessa parceria refletem o compromisso das instituições em promover a saúde e bem-estar da população goiana.
Saiba mais
Saúde na Praça abre Outubro Rosa no HGG
Em outubro, Ipasgo Saúde zera coparticipação em mamografias
Saúde alerta e sensibiliza para doação de órgãos e tecidos
O post Parceria entre HGG e Fundação Banco de Olhos beneficia pacientes com diabetes apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.