Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas indica que Kamala Harris venceria Donald Trump por 49% a 44% nos chamados “estados-pêndulo” dos Estados Unidos. Os indecisos somam 7%. A pesquisa eleitoral mede a intenção de voto dos eleitores no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
Esses estados não possuem uma preferência clara pelo Partido Republicano, de Trump, ou pelo Partido Democrata, de Kamala. Eles diferem de estados como Nova York, que geralmente favorece candidatos democratas, ou Texas, tradicionalmente republicano.
Leia também
A coleta de dados foi realizada por meio de 2.581 entrevistas online com eleitores de 18 anos ou mais, entre os dias 12/9 e 17/9. A pesquisa foi conduzida em parceria com a empresa estadunidense Dynata Data Quality, com uma amostra representativa da população de cada estado.
Ainda de acordo com o levantamento, Kamala Harris possui maior vantagem sobre Donald Trump entre o eleitorado feminino, onde derrota o republicano por 50,3% a 42,4%. Entre o eleitorado masculino, a intenção de voto é de 47% para a democrata e 46,3% para o republicano.
A maior vantagem de Kamala é entre o eleitorado negro, onde ela tem 74,5% das intenções de voto, contra 16,2% do adversário. Trump, por sua vez, vence a democrata entre o eleitorado branco, por 48,6% a 44,8%.
Como nos EUA não há voto direto, quem vence em um estado, mesmo que por uma diferença mínima, leva todos os delegados que representam essa unidade da federação. Ganha a corrida presidencial quem obtiver 270 delegados. A eleição ocorre no dia 5 de novembro.